Para quem não conhece a história dele, aí vai um resuminho: esse sapato é um tipo fechado de amarrar, que apareceu inicialmente na Inglaterra no século 17, por volta de 1640, se tornando muito popular entre os estudantes da universidade de Oxford, daí a origem do nome.
Diferente das mulheres, que se pudessem encheriam seu closet com todos os sapatos da face da terra, os homens são mais práticos, geralmente eles preferem ter no armário só o básico, aqueles pares que são indispensáveis para o dia-a-dia. Quer um sapato mais indispensável do que o modelo Oxford? O sapato mais clássico de todos os masculinos é o modelo Oxford, o famoso sapato de amarrar. Ele pode ter solado de madeira, é de couro, tem uma amarração estreita e o cadarço é da mesma cor do sapato e a parte traseira e a gáspea (parte que cobre o peito do pé), um pouco mais alta que as laterais.


Alguns acham que o modelo Oxford é um sapato que só pode ser usado em ocasiões formais, de terno e gravata, por exemplo, mas não precisa necessariamente ser assim, existem outras combinações de looks masculinos que vão bem com esse sapato. Homem bem vestido tem muito mais chance de sucesso em todas as situações.  Esse modelo Oxford é ótimo para estar bem vestido e na moda ao mesmo tempo.
Um look com uma calça jeans, um Cardigan e um Oxford preto liso, por exemplo, dá perfeitamente para ser usado e não parecer estranho. É claro que a calça tem que ser um pouco mais apertada na boca por que se não ficaria estranho, mas enfim é um look bastante jovial perfeito para os caras mais novos. Outro look que cai super bem com o modelo de Oxford é um casaco de lã de inverno com um cachecol marrom xadrez, e um sapato modelo Oxford também preto liso, um look pro inverno que fica muito bonito e também foge um pouco daquela coisa formal do terno.
Caso você esteja procurando algo formal mesmo, temos dicas especiais para vocês também, você pode usá-lo com terno e lembre-se, nessas ocasiões a meia tem que estar sempre combinando com o sapato. O mais sugerido pra esse tipo de look é o modelo Oxford na cor preta mesmo, pois ele é mais fácil de combinar e pode ir do escritório até uma festa de casamento, por exemplo, mas lembre-se se o sapato for preto, a meia também deve ser, porém a cor da meia não deve destoar a cor da calça para não chamar atenção para as canelas.