Os sapatos de couro normalmente duram mais que um sapato de tecido normal. Porém, assim como qualquer outro sapato, os sapatos de couro devem ser muito bem cuidados. Pensando nisso, resolvemos fazer um post, dando dicas simples, do que você pode fazer para conservar muito bem os seu sapato de couro, e mantê-los em perfeito estado por um bom tempo.

Quando for lavar os sapatos de couro, lembre-se de nunca lavá-los com água em acesso. A dica é limpá-los somente com um pano úmido, para não estregar o material. Para a limpeza interna do sapato, também não utilize água em excesso, opte por passar uma escova ou um pano úmido. Assim você conservará os sapatos por mais tempo.
Se os sapatos possuem barro na sola, a limpeza das partes mais grossas deve ser feita com cuidado por uma faca cega, ou qualquer outro objeto que tenha ponta, mas que não estrague o sapato. Não deixe para fazer a limpeza dias depois, opte por retirar as sujeiras logo depois que os sapatos forem retirados do pé. Opte por colocar o sapato no sol para secar, mas não deixe lá por muito tempo, pois o couro do sapato pode ressecar. Depois de limpá-lo, aplique uma pomada especifica para dar polimento ao calçado. Porém, seja rápido ao passar a pomada, para não acabar manchando o sapato.


Para evitar que os sapatos de couro fiquem com machas de bolor, evite guardá-los em sacos plásticos ou lugares úmidos onde não tenha ventilação. Caso o seu sapato já esteja mofado, retire as manchas utilizando um paninho bem úmido. Mas tome cuidado, para limpar sapatos de couro legitimo, não utilize produtos químicos, apenas produtos específicos para couro.
Lembrem-se, o couro legítimo quando é bem cuidado, pode durar a vida inteira. Já o couro sintético, não. Porém, se bem cuidados podem ser utilizados por um bom tempo. A limpeza correta dos sapatos e o armazenamento em sapateiras e armários, são essenciais para que o sapato dure por mais tempo.