Quem nunca se machucou praticando algum esporte, e isso não é incomum, pode acontecer jogando desde um tênis de mesa até algo mais agressivo.

Jogar uma pelada no fim de semana com os amigos é perfeito para colocar o papo em dia e queimar aquelas calorias da semana, mas claro sempre tomando muito cuidado, ás vezes manobras que parecem ser simples podem se tornar uma lesão séria, tudo tem que ter moderação,  até o esporte que faz tanto bem para o corpo. 

As lesões são um grande problema para qualquer atleta, e também custam muito caro para os clubes por conta da longa recuperação. Nos hospitais, todo momento há pacientes com lesões causadas por acidentes no esporte, e se essa lesão for cuidada corretamente no momento em que aconteceu, pode ser vantajoso para o atleta.

É possível prevenir essas lesões com métodos baratos, simples e práticos. E se você parar e observar, a maioria das lesões são causadas pelo próprio atleta. Normalmente acontece quando ele treina de forma errada, sobrecarregando o corpo do mesmo. Por conta disso ele continua treinar, sentindo dores, mas com a esperança de que vai passar (ás vezes o atleta dá sorte). Em alguns casos quando a lesão é mais grave, precisa-se de um tratamento cirúrgico e o afastamento do esporte. Quando o atleta sente dores em tendões, periósteo, joelho, etc. sem uma razão exterior, a causa geralmente é uma situação que surgiu pela sobrecarga.

Atualmente os exercícios físicos fazem parte do cotidiano das pessoas, há algum tempo a estética era o grande objetivo dos praticantes, mas nos dias de hoje o foco é a qualidade de vida.

As academias estão sempre cheias, e as lesões mais comuns na musculação são os estiramentos nos músculos, ligamento, lesões na região lombar e da coluna vertebral. A dica é você se exercitar com o acompanhamento de um profissional, que vai lhe orientar corretamente.

As lesões musculares podem ser evitadas através de um bom condicionamento físico, aeróbico, trabalhando a força muscular adequadamente e mantendo um bom alongamento da musculatura esquelética antes da realização do esporte escolhido.

Procure encontrar o esporte que tem a ver com seu modo de vida e nunca esqueça de se cuidar, de se proteger e de procurar auxílio de um profissional. Divirta-se.