Seja homem ou mulher, todos têm as mesmas necessidades de comprar calçados, além do mais, quem é que não gosta de “andar” na moda quando se trata de novidades. Mas afinal, tomamos os cuidados devidos com nossos calçados?
Bom, obviamente a resposta na maioria das vezes é “não”. Só damos importância a esta questão, quando vamos para algum evento e precisamos usá-los, é neste momento que encontramos evidências de maus tratos em nossos calçados. Para que estes imprevistos não aconteçam sempre, a iniciativa é tomar alguns cuidados na hora da armazenagem e limpeza.
Em primeira instância é preciso dar folga a eles. Usá-los muitos dias seguidos pode causar uma série de fatores não agradáveis, como: mau cheiro, fungos e bactérias, desta forma, utilize-os em dias alternados, deixando que o suor se seque, preferencialmente, a sombra, além é claro, de limpá-los antes de guardá-los. Vale a pena ressaltar que o uso de palmilhas e meias também podem auxiliar na absorção do suor.
Se o calçado for de acabamento em couro, a limpeza terá que ser realizada com flanelas ou escovas, não podendo esquecer de hidratá-los com pomadas ou graxa, para um perfeita manutenção. Já os de acabamento em verniz, se tiverem com manhas, estas devem ser removidas com o auxilio de um pano úmido, lustrando-os, em seguida, com pomadas específicas e retirando o excesso com pano seco.



Para os que são de camurça, as manhas leves podem ser retiradas com escovas de cerdas duras, porém se essas incômodas manhas persistirem em ficar, utilize produtos específicos para este tipo de sapato. Os que são feitos de plásticos, devem  ser “religiosamente” lavados semanalmente com sabão de coco e água gelada.
Já no caso do tênis, nosso fiel “escudeiro”, é preciso limpá-lo com um pano úmido e, se tiverem muito úmidos , preencha-os com bolas de papel, com a função, de absorver a água e evitar deformações.
Com essas dicas, será impossível não ter cuidados com os calçados, afinal, eles  merecem ótima atenção.