O Brasil é conhecido como pais do Futebol, um esporte que despertou a paixão de muitas pessoas em todo o mundo e acabou ganhando destaque  quando o assunto é esporte. A Copa do Mundo é considerada o maior evento esportivo de todos os tempos e mobiliza todos os continentes quando se inicia. Mas, você sabe de onde vem todo esse destaque ao futebol? vem de uma história muito longa e muito antiga e que por sua vez não se tem certeza se é verdade ou não.

Existem várias correntes de estudo que relatam a história do futebol, uma das correntes afirma que o futebol teve suas primeiras manifestações na China por volta de 2.500 a.c. durante a dinastia Huang-ti. De acordo com estudos, os soldados chineses se divertiam com o crânio de seus inimigos que eram decapitados. Esses crânios tinham que ser chutados pelos soldados entre duas estacas cravadas no chão; o esporte era chamado de tsu-chu que em chinês significa “uma bola recheada feita de couro” o esporte havia sido criado para fins de treinamento militar por Yang-Tsé , integrante da guarda do imperador   .



Outra corrente de estudiosos atribuem a invenção do futebol à civilização maia, entre os anos de 900 e 200 a.c. na Península De Lucatã atual México, os maias praticavam um jogo chamado pok ta pok  (com os pé e com as mãos), o objetivo do jogo era arremessar a bola num furo circular no meio de seis placas quadradas feitas de pedras, a disputa era tão intensa que  o líder do time derrotado era punido com a sua morte.

Assim como essas, existem muitas outras correntes que relatam diversas histórias sobre a origem do futebol.  

O primeiro registro de um desporto semelhante ao futebol atual nos territórios ingleses vem de um livro onde o escritor relatava que os ingleses durante a conhecida Schorvetide (uma espécie de Terça-Feira Gorda), saíam à rua chutando uma bola de couro para comemorar a expulsão dos dinamarqueses, a bola era utilizada como símbolo da cabeça do invasor.

Durante muito tempo isso era apenas um festejo, uma comemoração. Lentamente, o esporte passou a ficar cada vez mais popular e cada vez mais perigoso, fazendo com que em 1700 formas violentas de futebol fossem proibidas. No século XIX, houve o grande auge dos ideais racionalistas e progressivistas, com isso, a vida cotidiana dos britânicos veio a ganhar normas, e com isso o futebol também teve de se adaptar, ganhando assim suas trezes regras originais que influenciam grande parte das regras contemporâneas. Dotado de regras racionais, o futebol logo foi considerado um esporte prestigiado pela elite financeira e intelectual da época.

Registros da época, mostram que a competitividade e o raciocínio rápido eram exigidos para a prática do futebol. Isso seria um grande aliado na formação de mentes de grande astúcia e determinação. Com isso, o futebol foi inserido nas escola para auxiliar na formação e capacitação dos alunos.


No Brasil, Charles Miller, filho de britânicos, nascido em São Paulo, trouxe da terra de seus pais o primeiro par de bolas e o livro de regras do jogo, fazendo com que essa paixão nacional tivesse seu inicio. Por toda a América Latina, a popularização do futebol se deu com times que tinham seus nomes em inglês. Em pouco tempo, a propagação da prática desse esporte pelo mundo, deu condições para a criação da primeira Copa do Mundo de Futebol. Inicialmente, o governo britânico (por conta de sua patente histórica) tinha como pretensão controlar a organização do evento. No ano de 1870, sob a tutela da coroa inglesa, acontecia a primeira copa do mundo (mas ela acontecia somente com a participação de times ingleses). Em 1904 os franceses defenderam a universalização do esporte com a criação da FIFA ( Federação Internacional de Futebol ), nessa mesma época o futebol foi reconhecido como esporte olímpico.


O restante da história você já deve conhecer. Começamos a participar e a nos envolver nesse esporte fantástico, que carrega milhares de torcedores e jogadores para os estádios do nosso país e une os corações em um mesmo ímpeto de vencer.