Um calçado tem qualidade quando proporciona ao cliente um completo bem-estar, veja a seguir as características básicas que compõem isso.
Para produzir o melhor sapato para lhe proporcionar, além da segurança, conforto e beleza nos modelos, a qualidade do material tem que ser a melhor. Mas a durabilidade também vai depender de você, seu desempenho, aparência e tempo de vida útil depende muito de como foi escolhido, usado, cuidado e conservado. Alguns cuidados específicos podem ajudar a aumentar a vida útil desta peça indispensável que proporciona comodidade de seus pés. Use sempre o calçado certo para a finalidade que ele se destina, pois sem isto, poderá arruinar a aparência e danificar seriamente as propriedades físicas e mecânicas. É importante ter a consciência de que os calçados, assim como nós, também envelhecem e que o seu desempenho e a sua aparência após algum tempo de uso dependem muito de você. Um calçado que é regularmente limpo, de forma apropriada, consertado logo que o primeiro problema aparece e conservando com os produtos adequados, terá naturalmente maior tempo de vida útil e manterá por mais tempo o seu aspecto e a sua qualidade.
O calçado é feito de pele de animais tipo: vaca, boi e assim como nós usamos cremes hidratantes para conservarmos a pele, os sapatos também devem ser conservados com produtos próprios como a graxa, o que é de fundamental importância para que o calçado tenha uma maior durabilidade e a receita é muito simples: limpeza e conservação. A falta da conservação resulta no enfraquecimento das fibras favorecendo o rompimento e descascamento do acabamento do couro, o suor pode danificar o calçado endurecendo o couro, tornando-o quebradiço e pode resultar em odor desagradável que pode trazer fungos, caso não se dê um descanso para os calçados.
Algumas dicas que evitam problemas: É fundamental antes de se aplicar qualquer produto para engraxar e dar brilho aos sapatos de couro, uma limpeza cuidadosa devera ser feita para evitar que partículas de pó permaneçam sobre o calçado. Jamais secar um calçado junto a uma fonte de calor intenso como aquecedores, estufas, secador, nem tão pouco o sol. A secagem em alta temperatura e tentativas de acelerar o processo, afetarão o couro endurecendo-o e favorecendo a sua quebra devido à perda da flexibilidade. Não se deve usar o mesmo calçado dia após dia sem descanso, é necessário um tempo para respirar, ou seja, permitir que a transpiração acumulada durante o uso possa ser liberada para o exterior, dar no mínimo vinte e quatro horas de descanso.