A cada dia que passa, fica mais difícil ser o homem certo na sociedade. Se você não faz a barba todos os dias, se não anda com um sapato brilhando e a camiseta bem passadinha, passa por relaxado, por “esculhambado” e acaba não transmitindo uma boa impressão.




Se nos arrumamos, mantemos o corte de cabelo em dia, tratamos da pele e caprichamos no perfume, passamos por “almofadinhas”, “frescos”... Qual é a medida certa da vaidade? Até que ponto um homem deve ou pode ir, sem ser extremista?




Uma coisa que nunca teve dose certa e quanto mais se tem é melhor, é o BOM SENSO. Se tudo que é demais estraga ou faz mal, pense no seguinte: higiene e vaidade são coisas bem diferentes.
Como caracterizar o quê? Um homem bem cuidado deve estar sempre com os cabelos impecáveis, ou seja: Penteado, com o “pezinho” bem feito, independente de cor e tamanho de cabelos. É muito importante que os fios estejam limpos e sem oleosidade, se você vai arrumar com gel ou passar máquina zero, não faz diferença, mas saiba que mulheres geralmente não gostam de esperar um homem que fica horas em frente ao espelho arrumando o cabelo com chapinha e agregados.




A BARBA: Tem muita mulher que gosta de homem com barba por fazer, mas no dia a dia, aposte na barba bem feita, isso causa impressão de asseio pessoal. Cavanhaque bem feito também é bem vindo, mas descarte a idéia ultrapassada de usar bigode.
DENTES: devem estar SEMPRE limpíssimos e bem tratados. Cáries são inadmissíveis e se tiver algum problema nos dentes, vale a pena economizar para pagar o tratamento odontológico. Seu sorriso é seu cartão de visita e nesse assunto, vale até levar a escova de dentes pro trabalho, se for ficar o dia todo fora de casa.





PERFUME: Desodorante é LEI!!!! Não existe nada pior do que cheiro de suor ou “marca de pizza” nas roupas. Procure nas prateleiras por antitranspirantes na versão roll on. Costumam ser mais eficientes, tem o efeito prolongado e podem salvar seu dia. Você pode usar agregados, como colônia ou perfume, mas o desodorante não é uma opção, é uma REGRA!
ROUPA: Você não precisa exibir etiqueta pra dizer que está bem vestido, basta seguir algumas regras simples: tire DEFINITIVAMENTE do seu guarda-roupa tudo que tiver rasgado, furado, manchado, desbotado, sem botão, descosturado, etc. Antes de se vestir, passe bem as roupas, você não quer que pareça que suas camisas ficam guardadas dentro de uma garrafa, quer? Evite calças coloridas... aposte no clássico: branco, preto, cinza, bege, azul. Gosta de cor? Não tem problema! Você pode usar e abusar das cores nas camisas e camisetas! Nunca use regata no trabalho, deixe isso para passeios informais.





SAPATOS: Gosta de andar de chinelo??? Num tem nenhum problema com isso, mas use quando estiver de bermudas, ok? Calças são feitas para serem combinadas com sapatos fechados (tênis, sapatênis ou calçado social). Se tiver dúvidas sobre as combinações, vale a pena ter um pequeno “arsenal” sobre esse assunto, por exemplo: um chinelo comum, um tênis esportivo, um sapatênis de cadarço, um sapato social preto e um sapato tradicional marrom. Regras simples: camiseta combina com tênis, camisa pólo combina com sapatênis, blusa social combina com sapato tradicional, gravata combina com sapato social preto ou caramelo. Ficou simples, não ficou? Lembrando que a cor das meias deve ser semelhante a cor da calça ou pelo menos, do sapato, ok?




Com essas dicas, você consegue manter um nível interessante de vaidade saudável, andar alinhado e não passar dos limites na hora de sair para um encontrou ou um passeio com a galera.