Há tempos que esporte tem se tornado importante em nossas vidas, e pelo que percebemos tudo parece fase ou seja, a moda existe até no esporte. A cada época, um esporte diferente está em alta, sendo procurado nas academias e em escolas especializadas, tudo isso devido as redes de televisão  do pais e do mundo.
Hoje, a sensação do momento quando se trata de esporte é o tão falado UFC, mas quem sabe o que é e como surgiu esse esporte? Foi pensando na história desse esporte e em como ele está mudando a vida de muita gente, que decidimos falar sobre esse assunto.









O Ultimate Fighting Championship ou UFC como todos conhecemos,  foi inventado por  Rorion Gracie (especialista no jiu-jitsu)  e Arthur Davie (publicitário). Segundo consta, Rorino Grace queria promover sua escola de artes marciais, que era centrada em técnicas de lutas verdadeiras, ou seja, eles descartavam as exibições ou demonstrações de estilos de lutas, em sua academia as lutas aconteciam de verdade.
Ao entrar em contato com Arthur David, o publicitário teve a ideia de um torneio de artes marciais para promover a escola, o torneio aconteceria da seguinte maneira, especialistas em diferentes disciplinas de artes marciais se enfrentariam mutuamente para determinar qual seria o melhor estilo de luta. A partir dai surge a expressão “Campeonato de Vale- Tudo” (Ultime Fighting Championship)








Em 12 de novembro de 1993, surge o primeiro evento de UFC, esse evento era organizado como torneio onde o vencedor de uma luta era levado a enfrentar outro competidor de acordo com as regras do evento. O sucesso foi tão grande, que imediatamente começaram a planejar novos torneios.
No inicio, os eventos de UFC eram muito diferentes dos de hoje, o menor lutador poderia enfrentar um lutador de sumô, por exemplo. Havendo assim a necessidade de criar as classes de peso, que ficaram definidas a partir do torneio de UFC 12.
         




             






Com o passar do tempo, os confrontos entre estilos enfraqueceram, pois a maioria das lutas terminava quando o adversário ia ao chão, o que era um indício de que muitas disciplinas das apresentadas não tinham foco e também não treinavam luta corporal no solo. Royce Gracie, após ter vencido três dos quatros primeiros torneios,  provou que a luta no solo era necessária para que se obtivesse sucesso, fazendo assim com que os lutadores começassem a se adaptar e a expandir os respectivos repertórios de estilos e a incluir elementos de luta livre .

De inicio, o UFC tinha seus eventos realizados nos estado americanos que não tinham comissões atléticas, para evitar as regulamentações, também não havia juízes e mesmo depois da chegada dos juízes nos eventos, ainda existia a falta de parâmetros claros para o julgamento de uma luta justa.
Gradualmente, foram introduzindo mais regras e restrições ao UFC, tanto para apaziguar os críticos como para modelar as artes marciais mistas ao formato do legitimo esporte.
           




    






O esporte UFC recebeu muitas criticase oposições até chegar ao ápice em que se encontra. Com certeza está levando muita gente à academia querendo aprender a arte de lutar, aos professores, cabe mostrar a cada um desses interessados, que a luta em si é muito mais do que socos e pontapés, uma vez que se começa a praticar, as pessoas passam a entender que se trata de uma arte e que como todo exercício tem seus benefícios .