Quando se fala em entrevista de trabalho, a primeira pergunta que se passa na cabeça das pessoas é, o que irei perguntar na entrevista de trabalho? Pois não é nada muito difícil, leve tudo na maior tranquilidade possível, procure transparecer uma pessoa bem segura.

A primeira coisa que deve-se fazer quando chegar para ser entrevistado é se apresentar para o entrevistador. Deixe a entrevista correr naturalmente, enquanto o entrevistador estiver perguntando tudo, vá somente respondendo.


Se for o caso, você pode até pedir licença e perguntar algo durante a entrevista, mas quando chegar ao fim do processo, com toda certeza o entrevistador irá te perguntar se você deseja perguntar alguma outra coisa que não fora esclarecido com clareza, ai é a hora de você entrar em ação, mas lembre-se, com muito cuidado para não errar.

O que você pode pergunta sem problemas é:

· Quais são os objetivos da empresa?

· O que o senhor (a) gostaria de ver no novo ocupante desse cargo?

· Quais aspectos do trabalho poderiam ser mudados para melhor desempenho da empresa?


Uma pergunta que é muito importante é

· A empresa está preparada, perante qualquer crise?


Mais tenha sempre em mente que não é legal você fazer mais de duas ou três perguntas, por que o entrevistador ao longo da entrevista vai te dizendo quase tudo que importa, e suas perguntas serão apenas pra complementar o seu melhor entendimento.


Agora, também tem aquelas perguntas que você nunca deve fazer como:

· Pode me garantir que estarei empregado no próximo ano?

· A empresa ofereçe estabelecimento?

· O que lhe pareço como candidato?

· Quais os extra-salariais que terei?

· Qual a probabilidade de instantaneamente ser removido?


Essas e outras perguntas tolas não devem nunca ser apresentadas ao entrevistador.

No caso, se você compreendeu tudo o que o entrevistador disse e não deseja perguntar nada, apenas o cumprimente com a mão e agradeça.


E pode ter certeza se você foi o mais transparente possível, fez tudo corretamente, fez boas perguntas e teve uma ótima postura como um entrevistado simpático e prestativo, o seu lugar estará reservado na empresa. Agora o que resta é dizer-lhe boa sorte e siga em frente!