Que homem não fica alucinado quando o assunto é carro? principalmente se for um modelo potente, com bicombustivel,direção hidráulica, sistema GPS e todos os outros opcionais a que se tem direito! Pois é! Desse jeito até as mulheres amam, mas mais interessante, é que no meio de tanta tecnologia ainda existe um fascínio por grandes clássicos automobilísticos, muito chegam a gastar uma fortuna para adquirir e manter o seu exemplo em bom estado e funcionando, isso que é paixão né?
O prazer de se ter um carro que na maioria das vezes tem mais de trinta anos de marca histórica e em bom estado de conservação é compartilhados entre brasileiros e pessoas do mundo todo. Uma pesquisa mostrou que no inicio dos anos 90, existiam pouco mais de 2000 zelosos donos de carros que marcaram época e desde então esse numero triplicou, os colecionadores chegam em torno de 6000, só no Brasil.


Os brasileiros também estão cada vez mais apaixonados por grandes clássicos. Algumas preciosidades que marcaram época e que se tornaram paixão dos colecionadores são modelos de luxo, na maioria das vezes importados antes mesmo que as indústrias brasileiras produzissem seus primeiros veículos, mas essas coleções também possuem grandes clássicos nacionais, isso se deu porque nas décadas de 50 e 60 houve um aumento na procura de carros nacionais. Sendo assim, muitos ferros velhos ainda possuem peças de modelos mais antigos que eram fabricados no Brasil, o que tornou essas preciosidades mais acessíveis aos colecionadores brasileiros.
Um dos maiores exemplos é o tão famoso fusca, que já reune cerca de 1000 colecionadores em todo país. Hoje em dia, as características de um colecionador deixaram de ser daquele milionário excêntrico que passou a herdeiro, (o veiculo era considerado bem de família que foi deixado a um herdeiro que por sua vez por amor ao bem o restara ou o conserva e torna isso um hobby).  
“Recuperar um veiculo que era sucata restaurando sua aparência original não é nada barato, mas a beleza do veiculo antigo restaurado salta aos olhos de qualquer pessoa, o que não tem preço”. Dizem alguns colecionadores.
O opala é mais um grande clássico que marcou época e é objeto de paixão de muitos, além de ser considerado um dos mais luxuosos clássicos brasileiros de sua época.
Assim como esses modelos, existem muitos outros que são deslumbrantes tanto no Brasil como pelo mundo, restaurar uma joia dessas não é serviço para qualquer oficina, aliás, chamar de oficina o local de trabalho de restauração desses veículos, não dá a dimensão exata do trabalho realizado ali. Dá para se contar nos dedos, firmas capazes de reconstruir corretamente carrocerias de veículos que não são mais encontradas no mercado.
É um trabalho delicado e minucioso, onde o tempo é o que menos importa, pois cada detalhe é pesquisado em revistas e catálogos da época, normalmente protótipos são feitos em computadores para se ter um base inicial.


Pode-se dizer que os colecionadores de carros antigos vivem num mundo à parte, com regras próprias, alguns deles, por exemplo, não contam nem para suas esposas onde e quanto precisou gastar para reformar o seu objeto de desejo e normalmente não gostam de dizer o preço de seus veículos, apenas sabe-se que grande parte deles gastam uma verdadeira fortuna nessas preciosidades.  

Você tem esse hobby ou conhece alguém que tem? Se quiser nos enviar fotos de alguma relíquia sua ou de sua família, fique à vontade. Aliás... um concurso de fotos iria bem por aqui, não é verdade?