No mundo atual, a intolerância e o preconceito estão cada vez mais crescentes, com isso, também estão crescendo grupos que por causa dessa intolerância, praticam atos de violência contra seus semelhantes, sem ao menos analisar que se tratam de pessoas como eles próprios, pessoas que possuem direitos de terem suas próprias escolhas, que tem sentimentos, são seres pensantes e que por isso, constroem seus próprios pontos de vista, enfim... são vidas.


Um dos preconceitos mais falados no momento é a homofobia. Mas afinal, o que é homofobia? Muitos não sabem, nem o que realmente isso significa. Homofobia é uma série de atitudes e sentimentos negativos em relação a gays, lésbicas e bissexuais. As definições de homofobia referem-se variavelmente a antipatia, desprezo, preconceito, aversão e medo irracial.

Especialistas observam a homofobia como “um comportamento critico e hostil, com base na orientação sexual”, mas devemos compreender que um ser humano não tem o seu valor com base em orientação sexual e sim, em caráter, em sua personalidade e em suas atitudes para com seu próximo.

Hoje em dia, existem movimentos no Brasil e no mundo, em prol do combate a violência e ao preconceito; afinal, tudo o que queremos é viver na tão sonhada paz, mas as mudanças só acontecem se começarmos a mudar nossos conceitos sobre sexualidade e aprendermos o que realmente quer dizer a palavra “respeito”, portanto, é com pequenas atitudes que podemos fazer grandes diferenças.

Faça sua parte.