O primeiro tema do nosso blog poderia ser couro, moda, sapatos e aí vocês talvez pensassem: será um canal de vendas; e não é isso que queremos que pensem. Esse blog (como já foi dito), é um espaço de ideias e opiniões.

Trazemos hoje um assunto que já incomodou grande parte da população masculina: a transpiração.

Transpiração é uma forma natural do corpo eliminar toxinas e é inclusive, saudável. O que acontece e se torna incômodo é a hiperidrose, mais conhecida como Transpiração Excessiva.

Isso ocorre com você? Já sabe como resolver? Vemos diariamente comerciais e propagandas anunciando uma ou outra marca que promete eliminar a transpiração por 12 ou 24 horas. Mas seria essa a solução definitiva para o problema?

Primeiramente, vale a pena citar o seguinte: Transpiração não acontece apenas nas axilas, então, usar bons desodorantes ajuda, mas não resolve o problema. Algumas pessoas têm suor constante nos pés, por exemplo, o que pode causar um odor muito incômodo.


Algumas dicas que podem ajudar a amenizar o problema nas estações mais quentes são:

Use roupas frescas e claras - sim, isso parece óbvio, mas ainda existem homens que preferem, por exemplo, usar cueca de elanca ou poliéster e esse já é o primeiro erro. Algodão e mesh são tecidos frescos, que evitam a contenção de calor.  Sobre a cor, quanto mais escura for a peça, mais calor ela retém, então os tons claros são bem vindos nas próximas estações.

Depilação - exatamente isso que você leu. Não existe mais essa coisa de achar que homem não se depila. Você não precisa passar por uma clínica de estética e sair feito um nadador, mas barba, peito e costas depiladas vão garantir mais higiene e uma transpiração mais livre durante o calor.

Corte de cabelo - até isso influencia no calor. Não é época de franjas e cabelo roçando no pescoço, mantenha-o o mais curto que puder.

Desodorante - mais do que necessário pra quem sofre de transpiração excessiva, mas não se engane com os perfumes. O desodorante neutro é a melhor opção.

Higiene - por mais óbvio que pareça, quanto mais banhos você tomar, menos problemas de odor forte terá. Outra coisa, opte por sabonetes antibactericidas, ou até mesmo aquele sabonete de enxofre. Eles podem até não ter o melhor perfume na hora do banho, mas manterão você com o corpo mais saudável e limpo durante todo o dia.

Lave as roupas - Isso mesmo. Ainda tem gente que tira a camisa suada, põe pra secar e usa de novo.... depois vê o povo torcendo o nariz quando chega perto e não sabe porquê. Amigo, tirou, lavou.

Sapatos - o mesmo vale pros sapatos. Claro que você não vai lavar sempre que usar, mas ao tirar um sapato, tente deixá-lo em um lugar arejado por, no mínimo, 24 horas. Jamais guarde calçados molhados e evite usá-los por dois dias consecutivos.

Toalha - Se você costuma carregar maleta, bolsa, mochila ou qualquer outro acessório que permita transportar uma toalha de mão... faça isso. Não tem nada de feminino nisso e é muito mais higiênico do que ficar compartilhando suas gotas de suor que escorrem pela testa dentro de ônibus ou sentado no banco da lanchonete.