O trabalho cooperativo é mais eficiente do que o trabalho competitivo, principalmente dentro de uma empresa. Para que em qualquer momento possa ser realizado trabalhos em grupo ou em equipe, todos que estão em um cargo a mando tem de saber que a transformação de situações negativas podem sim ser levadas em consideração de primeira impressão para que esse quadro se transforme em algo positivo ou considerável no trabalho em equipe.


Ser chefe é ter responsabilidade a todo momento e principalmente na hora de escolher uma promoção. Sua atenção não é de chefe mas de líder e é preciso entender de coordenação, cooperação e orientação. As dinâmicas devem sempre ser voltadas a colaboração de todos e não só de uma pessoa.


Para realizar um bom trabalho em grupo, não basta só juntar várias pessoas num mesmo grupo e deixar os resultados por conta do acaso. Algumas regras devem ser observadas com cuidado para que o trabalho em grupo se torne produtivo e contribua para o desenvolvimento de uma possível capacidade competitiva na empresa.

1-Definir metas e objetivos da equipe.


Todos devem ter ciência sobre qual o objetivo do trabalho, para que o esforço seja feito na medida certa e no mesmo caminho. É preciso ter uma comunicação clara para alcançar o objetivo certo.

2- Estabelecer papéis.


Se os integrantes da equipe não sabem a função que vão desempenhar, dificilmente vão atingir o objetivo básico.

3- Aprenda lidar com os conflitos.


Em equipes é quase que inevitável os conflitos de opiniões, personalidades e estilos diferentes podem causar problemas. É um desafio saber valorizar a diferença, deve-se sempre estimular o crescimento e a produtividade.

4- Avaliar e monitorar.


O monitoramento juntamente com o grupo é um dos resultados mais fundamentais em equipes, para que cada integrante saiba sozinho como está seu desempenho, em como melhorar. Informações demais podem jogar por água a baixo o trabalho de qualquer equipe. É bom se preocupar com a qualidade de cada integrante do grupo para haja o sucesso e organização da equipe.



Pense nas dicas acima e tente colocar o trabalho em equipe dentro da sua profissão.